quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ser sozinho ...

O homem é sim um animal social ... mas porque isso?

Porque precisamos do convivio social?

Nos primórdios do mundo até pode ser que por sobrevivência isso era necessário. Mas hoje, ... , o medo de ficar sozinho é puramente emocional, por isso caímos de cabeça em falsas manifestações de companheirismo e carinho, mas tudo isso é tão superficial que não vale a pena temer a perda.

Hoje eu penso isso porque estou me acostumando com as perdas, e além disso estou me acostumando a ser sozinha, e não é tão ruim assim. E eu descobri que por mais que você tenha uma grande família (experiência própria), que tenha muitos amigos, nós nascemos sozinhos, e vamos morrer sozinhos. A questão é se estamos bem com essa situação, e estamos contentes com essa pessoa que somos.

Quando você entra em casa e vê nada mais do que sua cama, seu guarda roupa e uma geladeira vazia, você entende e se dá conta do que é solidão. Seu telefone não toca, nem os amigos mais queridos e próximos vão perceber este momento, e que culpa eles têm? O mundo não gira em torno de nós, e é neste momento que você se descobre, e entra em contato com os sentimentos e pensamentos mais escuros que existem em sua alma.

O que fazer com essa descoberta é a decisão mais difícil ... e eu ainda não sei direito o que fazer.

Na solidão todo o resto perde o sentido, não existe amor e carinho, não existe afeto, e o mais engraçado, e que eu vivenciei e percebi neste último semestre, em muitos momentos você fica invisível ...

Sair pra jantar, ir para um bar, tomar um café é uma situação interessante. Ou você é notado e as pessoas comentam que você está sozinho e outros tipo de comentário que remetem a pena dos sozinhos, ou você simplesmente não é visto por quem atende nestes lugares . Já sai pra jantar, e depois de meia hora sem ninguém nem passar e falar (Daqui a pouco te atendo) sai e ninguém nem percebeu ...

Eu só não quero precisar mais de outros seres humanos, porque quando a gente precisa, a gente aceita o que aparece ... e você em grande parte perde isso depois. Esse é o exercício do sozinho ... aprender a não precisar mais dos outros ... E como isso é difícil. O medo já não existe mais, a solidão é um fato, agora só falta o desapego.

O ser sozinho não é momentâneo, é pra sempre ... E só entendendo isso é que o relacionamento com outros será mais tranquilo, sem cobrança e sem necessidade da presença do outro.

Se alguém souber como fazer isso ... me conte!

Nenhum comentário: